//SEMANA 2

FACULDADE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA EM AÇÃO PARA PRÉ-UNIVERSITÁRIOS

Interessas-te pelo Comportamento Humano no mundo de hoje?

Nas redes sociais; na relação com os problemas ambientais; em diferentes contextos comunitários; nas vivências familiares ao longo da vida; nos mundos da escola e do trabalho; na construção de um sentido de si; na busca de equilíbrio e bem-estar. Durante a semana vais poder conversar sobre a Psicologia, conhecer algumas das suas áreas de estudo e intervenção num mundo em que, talvez como nunca, os psicólogos são chamados a atuar.

VAGAS: 30
AÇÕES:
  • E se eu fosse estudante da FP-ULisboa?

    A entrada no ensino superior é uma etapa desafiante e apresenta diferenças importantes em relação à vida de estudante do ensino secundário. Nesta atividade terás oportunidade de perceber como é ser estudante na Universidade e na FPULisboa. Irás conhecer os seus espaços físicos e serviços através de desafios que terás de ultrapassar em grupo e de forma criativa.
    Coordenação: Catarina Calazans Duarte | Colaboração: Beatriz Vitória, Isabel Ferraz e Leonor Soares.

  • Viagem ao Futuro: ajudar a construir futuros possíveis.

    Como é que construímos a nossa identidade? Qual o nosso papel na sociedade? Que caminhos queremos seguir? Como tomar decisões num mundo em constante mudança? Nesta sessão vamos falar sobre o que faz um psicólogo educacional. Irás participar em atividades práticas que mostram alguns dos temas que se estudam nesta área. Terás também oportunidade de participar em atividades que simulam 2 sessões de aconselhamento vocacional e de contactar com psicólogos que trabalham em contextos educacionais.
    Coordenação: Ana Margarida Veiga Simão e Isabel Janeiro | Colaboração: Maria Costa, Rafael Lupson, Sara Fonseca e Tiago Maçarico

  • Explorar a mente e o cérebro Como é que o cérebro humano é capaz de aprender palavras e recordar o passado? E como é que percebemos o mundo visual? Nesta sessão vamos explorar os caminhos da memória humana: que tipos de memória temos e que processos ocorrem no nosso cérebro para que possamos aprender e armazenar informação? Também vamos espreitar (e experimentar) algumas ilusões visuais e aprender o que elas nos mostram sobre a perceção visual. Vais poder participar em investigações que nos ajudam a compreender estas fascinantes funções cerebrais, e vais ainda “ouvir” os neurónios.

    TEXTO
    Coordenação: Susana Araújo Colaboração: Mariona Pascual

  • Entender o sofrimento psicológico: À conversa com o psicoterapeuta

    Será́ que preciso de ir a uma consulta de Psicologia? Será́ que isto que sinto dentro de mim é “normal” ou preciso de ajuda de alguém especialista para que esta dor passe e eu a entenda? Provavelmente estas e outras questões já surgiram dentro de nós, sendo importante procurar alguém que nos ajude a encontrar as suas respostas. Sendo assim, será́ que já́ pensaste sobre o que nos leva a sofrer de uma doença psíquica (como a depressão, a ansiedade, ou a esquizofrenia)? E consegues imaginar como é que será́ a vivência da mesma? Gostávamos de poder refletir sobre o papel do Psicoterapeuta na intervenção clínica, onde e como se pode intervir, e quais as ferramentas fundamentais do trabalho do Psicólogo Clínico.
    Coordenação: Ana Sofia Medina e Mª João Varandas

  • Desvendar os mistérios da intervenção do psicólogo com famílias e comunidades

    O que acontece numa consulta de Terapia Familiar? E o que será́ que faz um psicólogo fora do seu gabinete na Psicologia Comunitária? Como é que um psicólogo pode ser útil na resolução de conflitos que existam nas escolas? Nesta sessão, vem conhecer 3 mais de perto o que faz um psicólogo das áreas da Psicologia da Família e da Psicologia Comunitária. Irás participar em atividades práticas que ilustram como funciona uma consulta de terapia familiar e qual pode ser o papel de um psicólogo que trabalha em equipa e “no terreno” do contexto comunitário.
    Coordenação: Joana Arsénio e Beatriz Vitória

  • Para que serve um psicólogo no mundo do trabalho?

    Terminaste os estudos e dás o primeiro passo no mundo do trabalho. Será́que neste passo te irás cruzar com um psicólogo mesmo sem ir a uma consulta de psicologia? A resposta é: muito provavelmente sim! A verdade é que em muitas situações ligadas ao mundo profissional te podes “cruzar” com um psicólogo. Nesta sessão fica a saber porquê e vive exemplos de situações concretas em que tal pode acontecer, terás assim uma sessão inteiramente dedicada à atuação da Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações.
    Coordenação: Vânia Carvalho | Colaboração: Daniela Geraldes

  • O cérebro e o uso de substâncias.

    É verdade que algumas drogas causam mais problemas do que outras? Porque podemos ficar dependentes? O que ocorre no nosso cérebro quando usamos alguma substância? Quais os reais riscos de usar substâncias? Se as drogas fazem mal, porque as pessoas as usam? Nessa sessão iremos conversar sobre o uso de drogas ao longo da vida e suas consequências. Falaremos também sobre como a psicologia pode auxiliar a entender os efeitos das substâncias no nosso comportamento, pensamentos e emoções.
    Coordenação: Coordenação: Bruno Schiavon

  • Como tomamos decisões, fazemos inferências e julgamentos na nossa vida diária?

    Já alguma vez fizeste escolhas e tomaste decisões, com base nas tuas primeiras intuições? Como inferimos o que as outras pessoas pensam e sentem, e quais são as consequências dessas inferências para as nossas próprias decisões? Porque é que tanta gente acredita em “fake news”, astrologia, medicinas alternativas e teorias da conspiração? Será que a maneira como pensamos, as nossas motivações e interesses podem influenciar aquilo em que acreditamos, ou mesmo a nossa memória? Nesta sessão abordamos questões como as acima mencionadas do ponto de vista da cognição social onde os processos psicológicos estudados em psicologia cognitiva são abordados em contextos interpessoais e sociais mais ricos e complexos.
    Coordenação: André Mata e Carolina Barros | Colaboração: André Vaz e Francisco Cruz

CANDIDATAR


VER SEMANA 1