Esta é a proposta da Faculdade de Arquitetura para o programa de Verão na ULisboa, dirigida a alunos do secundário, onde a partir da oferta formativa existente nesta faculdade, se proporciona a realização de workshops que abrangem as várias escalas de projeto desde as cidades, os edifícios e os objetos. Fazer jogos temáticos, maquetes, desenhos, modelos em papel, desenhos em computador, pensar ideias para novas cidades ou protótipos de oficina, tudo isto e muito mais fará parte das atividades que temos preparadas para ti.
Não percas esta oportunidade, inscreve-te!
AÇÕES:
-
Architionary® (nível avançado)
O Architionary® é um jogo organizado em dois níveis (avançado e inicial) sobre conceitos relacionados com a arquitetura, onde duas equipas disputam a rapidez com que desenham e descobrem as palavras correspondentes às “ideias” representadas. Neste sentido aproxima-se uma experiência ao vocabulário do arquiteto através de uma forma muito divertida e descontraída onde se experimenta a linguagem gráfica do desenho como forma expressiva de representação.
Coordenação: Margarida Louro -
Arte ou Arquitetura?
Criemos uma expressão plástica de características bidimensionais reconhecendo o impacto da mancha, a fluidez da linha e os ritmos e as ações intrínsecas à sua execução? Agora, semicerremos os olhos, flutuemos pelo espaço infinito desse desenho tridimensionalizando-o imaginariamente; encontremos nele espaços incontidos de catedrais, sombras pesadas de grandes volumes, ritmos espaciais, zonas quentes e frias que nos revelam sensações e por fim transportemo-las para uma tridimensionalidade arquitetónica que supere em muito a sua materialidade.
Coordenação: Marta Feliciano e António Leite -
Spaghetti all'architettura
A atividade a desenvolver visa estimular o pensamento crítico acerca da mecânica de materiais associada à eficiência da forma arquitetural e estrutural.
Neste sentido, com recurso a materiais como o esparguete, o papel e a cola quente pretende-se desenvolver objectos que deverão assumir uma expressão arquitetónica ultrapassando as fragilidades dos materiais isolados criando objectos que ultrapassam a imaginação do senso comum com recurso à forma, à geometria, à escala e também à correta associação de materiais diferentes. Os objetos serão torres, pontes, casas, prédios ou o que a tua imaginação quiser. Será uma sessão prática, de experimentação que no final será registado para memória futura.
Por isso spaghettiza-te!
Coordenação: Filipe Gonzalez -
Um mundo de Cidades: descobrir e imaginar o espaço urbano
A atividade propõe um conjunto de atividades que propõem um percurso em torno das cidades e da sua espacialidade e diversidade. Num primeiro momento, e após uma reflexão conjunta sobre o que é a disciplina do Urbanismo, desenvolve-se um jogo onde confrontam várias cidades do mundo, reveladas a partir de desenho e imagem, numa descoberta das suas formas, imagens e vivências. Num segundo momento, sugere-se uma interpretação expressiva desenhada de um percurso pela cidade, na procura dos espaços que tornam memoráveis as experiências do quotidiano. Finalmente, propõe-se a imaginação criativa de uma cidade idealizada, construída a partir de fragmentos – ruas, praças e edifícios.
Coordenação: João Rafael Santos -
Atelier de tricot ‘Let’s knit together’
A lã é uma fibra natural, sustentável, renovável e ecológica, além de ser possivelmente um dos materiais mais omnipresentes no nosso dia a dia. Tricotar com lã pode ser divertido, terapêutico e bom para a nossa auto-estima, entre muitos outros benefícios que se conhecem advir da pratica desta atividade. Seja estreante ou um especialista na matéria, este atelier está aberto a todos, que queiram aprender os primeiros passos ou trocar ideias, sobre esta matéria prima e sobre o tricot. O fio e as agulhas providenciamos nós.
Coordenação: Maria José Sacchetti -
A Letra e o Gesto
Vamos desenhar letras! Desenhar ou escrever?
Neste caso vamos desenhar, através de movimentos controlados vamos fazer letras perfeitas a pincel. Desfrutar de uma pratica milenar e ao executar aprender a razão porque as letras de imprensa têm variações nas espessuras.
Coordenação: João Brandão -
A experimentação oficinal como método de aprendizagem
Na oficina da FA: ouvir, pensar, sentir e executar!
A experimentação da manualidade através da prática promove o desenvolvimento de conhecimentos e competências criativas para a conceção dos projetos em design. Vamos ensinar-te a manusear alguns materiais e a utilizar ferramentas básicas para a concretização das tuas ideais. Vem experimentar os desafios que temos para ti e com a ajuda dos nossos técnicos tudo te parecerá mais simples.
Coordenação: Paulo Dinis -
Desenhar Certo por Linhas Tortas
Para o(a) arquiteto(a), o desenho é uma prática que estimula a observação, a experiência e a criatividade, numa descoberta inesperada de gestos e soluções. Neste dia vamos levar linhas a passear pelo papel e com isso marcar o caminho que o teu olhar faz sobre a arquitetura. Com coisas tão simples como linhas e manchas, que representam planos, volumes, espaços e sombras, podes encher o caderno com objetos, edifícios, pessoas, paisagens, atmosferas, ideias e sensações. O caderno de desenhos torna-se assim uma caixa mágica onde guardamos o nosso olhar.
Coordenação: Shakil Y. Rahim -
Visita ao Metaverso
Põe o capacete de realidade virtual, atravessa para o universo virtual, sente o vento na cara e cuidado para não caíres do precipício!
Novos instrumentos permitem aos arquitetos, urbanistas e designers viajar e experimentar os novos espaços que criam sem ter de sair do laboratório de realidade virtual. Vem a um dos laboratório de realidade virtual mais avançado do país, saber o que é a realidade virtual, e o que se pode fazer com ela…
Vem e experimenta!
Coordenação: Vitor Ferreira