//SEMANA 2

FACULDADE DE ARQUITETURA

PENSAR O ESPAÇO ENVOLVENTE: DA ESCALA DA CIDADE À ESCALA DA MÃO

é a proposta da Faculdade de Arquitetura para o programa de Verão na ULisboa, dirigida a alunos do 3º ciclo, onde a partir da oferta formativa existente nesta faculdade, experimentarão de forma divertida jogos e atividades variadas sobre pensar cidades, edifícios e até objetos à escala da mão. Adivinhas desenhadas, esculturas habitadas, a casa ou a cidade dos teus sonhos, são algumas das propostas, onde durante uma semana e em espírito muito descontraído e sobretudo divertido vais experimentar o que é ser aluno na nossa faculdade.

Não percas esta oportunidade, inscreve-te!

VAGAS 25
AÇÕES:
  • Architionary®

    O Architionary® é um jogo organizado em dois níveis: avançado e inicial, sobre conceitos relacionados com a arquitetura, onde duas equipas disputam a rapidez com que desenham e descobrem as palavras correspondentes às "ideias" representadas. Neste sentido aproxima-se uma experiência ao vocabulário do arquiteto através de uma forma muito divertida e descontraída onde se experimenta a linguagem gráfica do desenho como forma expressiva de representação.
    Coordenação: Margarida Louro

  • Arte ou Arquitetura?

    Criemos uma expressão plástica de características bidimensionais reconhecendo o impacto da mancha, a fluidez da linha e os ritmos e as ações intrínsecas à sua execução? Agora, semicerremos os olhos, flutuemos pelo espaço infinito desse desenho tridimensionalizando-o imaginariamente; encontremos nele espaços incontidos de catedrais, sombras pesadas de grandes volumes, ritmos espaciais, zonas quentes e frias que nos revelam sensações e por fim transportemo-las para uma tridimensionalidade arquitetónica que supere em muito a sua materialidade.
    Coordenação: Marta Feliciano e António Leite

  • Observar e Desenhar

    Observar para perceber – Perceber para desenhar.
    Uma folha de papel A3, grafite de diferentes durezas e um modelo à tua frente. O desafio? Desenhar as linhas principais da figura humana… Achas-te capaz? Vem aprender a compreender as relações do homem com o espaço e adquirir noções de proporção, escala, movimento e medida humana. Tudo isto, através dos desenhos que saem da tua mão!
    Coordenação: Mário Kong

  • Arquitetura a um Clique da tua Imaginação

    Imagina as ferramentas mais atuais do arquiteto – o computador! Com ele podes levar as tuas ideias muito mais longe. Inventar e recriar espaços virtuais, atravessá-los, experimentá-los quase como se já tivessem construídos. Vamos ver simulações desses espaços, visitá-los e também experimentar fazer, utilizando como suporte de execução as potencialidades do trabalho de computador e das ferramentas digitais.
    Coordenação: Pedro Januário

  • Materiais de Construção

    Neste workshop vamos mostrar-te as principais categorias dos materiais de construção - betão, pedras, madeiras, metais, vidros, materiais cerâmicos e de isolamento térmico e acústico, etc... e suas diversas propriedades. A ideia será perceberes o leque variado de escolhas e as diversas formas de construir os edifícios!
    Coordenação: Francisco Oliveira

  • A Arquitetura na Cidade

    Ao longo dos séculos a humanidade definiu-se e evoluiu nas cidades que construiu. A cidade representa o carácter e o orgulho dos povos que as constroem, mas a cidade é muito mais do que um repositório de arquiteturas e, tão importante como os edifícios que a compõem são os intangíveis que a fazem funcionar, são as relações transdisciplinares que a fazem avançar.
    Coordenação: António Castel Branco e Carlos Ferreira

  • Atelier de tricot 'Let's knit together'

    A lã é uma fibra natural, sustentável, renovável e ecológica, além de ser possivelmente um dos materiais mais omnipresentes no nosso dia a dia. Tricotar com lã pode ser divertido, terapêutico e bom para a nossa autoestima, entre muitos outros benefícios que se conhecem advir da prática desta atividade. Seja estreante ou um especialista na matéria, este atelier está aberto a todos, que queiram aprender os primeiros passos ou trocar ideias, sobre esta matéria prima e sobre o tricot. O fio e as agulhas providenciamos nós.
    Coordenação: Inês Simões e Maria José Sachetti

  • A Letra e o Gesto

    Vamos desenhar letras! Desenhar ou escrever?
    Neste caso vamos desenhar, através de movimentos controlados vamos fazer letras perfeitas a pincel. Desfrutar de uma pratica milenar e ao executar aprender a razão porque as letras de imprensa têm variações nas espessuras.
    Coordenação: João Brandão

  • Práticas oficinais: a experimentação como método de aprendizagem

    Na oficina da FA: ver, idealizar e concretizar!
    As práticas oficinais na área do design proporcionam a aquisição de competências, de forma gradual e autónoma, responsável e criativa no desenvolvimento e concretização dos projetos. Com a ajuda dos nossos técnicos ficarás a conhecer os materiais, as ferramentas e os equipamentos automatizados que permitirão materializar as tuas ideias. Vem preparado para experimentar os desafios que te iremos propor.
    Coordenação: Paulo Dinis

CANDIDATAR


VER SEMANA 1