//SEMANA 2

FACULDADE DE ARQUITETURA

Jogos e Criações em Arquitetura, Urbanismo, Design e Design de Moda


A Dimensão Criativa da Arquitetura, do Urbanismo, do Design e do Design de Moda é o programa de atividades criado pela Faculdade de Arquitetura, onde de forma divertida e criativa experimentarão atividades em diferentes escalas e suportes.

Adivinhas desenhadas, esculturas habitadas, a casa ou a cidade dos teus sonhos, são algumas das propostas, onde durante uma semana e em espírito muito descontraído e sobretudo divertido vais experimentar o que é ser aluno na nossa faculdade!

informações
Vagas: 30
Público: Alunos que vão frequentar o 8.º, 9.º e 10.º anos
Horário: Das 9h00 às 17h00
Almoço: Incluído
AÇÕES:
  • Thinking with your hands

    Pequeno exercício de composição de uma proto-arquitetura
    A disciplina da arquitetura é um assunto complexo. O arquiteto deve ser capaz de implementar uma síntese bem sucedida de diferentes instâncias multidisciplinares através da produção de uma forma através de um projeto.
    Com este pequeno exercício, tentamos solicitar e ao mesmo tempo controlar as razões que regulam o refinamento um “morfema”, um lema, uma pequena composição formal, um objeto tridimensional sem escala mas que tem o potencial de se tornar arquitetura. Os participantes no laboratório produzirão, durante uma hora, um cubo de 10 x 10 x 10cm, procurando coerência com uma regra auto-dada, e obtendo dois tipos de espaços: um principal e um secundário.
    Coordenação: Professor Stefanos Antoniadis

  • Architionary® - nível inicial

    O Architionary® é um jogo organizado em dois níveis (inicial e avançado) sobre conceitos relacionados com a arquitetura e áreas afins, onde duas equipas disputam a rapidez com que desenham e descobrem as palavras correspondentes às “ideias” representadas. Neste sentido aproxima-se uma experiência ao vocabulário do arquiteto através de uma forma muito divertida e descontraída onde se experimenta a linguagem gráfica do desenho como forma expressiva de representação.
    Coordenação: Professora Margarida Louro

  • Desenhar Certo por Linhas Tortas

    Para o(a) arquiteto(a), o desenho é uma prática que estimula a observação, a experiência e a criatividade, numa descoberta inesperada de gestos e soluções. Neste dia vamos levar linhas a passear pelo papel e com isso marcar o caminho que o teu olhar faz sobre a arquitetura.
    Com coisas tão simples como linhas e manchas, que representam planos, volumes, sombras e espaços, podes encher o caderno com objetos, edifícios, pessoas, paisagens, atmosferas, ideias e sensações.
    O desenho e a perspetiva são capacidades que podes desenvolver através de métodos e técnicas que investigam e antecipam a arquitetura. A lápis ou a caneta, a liberdade da mão transforma a perceção e desperta a imaginação. Traço a traço enche-se o caderno, e numa multiplicação de espaços e experiências gráficas descobrem-se soluções que estimulam a identidade do(a) arquiteto(a). O caderno de desenhos torna-se assim um estirador portátil, pessoal e inseparável: uma caixa mágica onde guardamos o nosso olhar.
    Coordenação: Professor Shakil Rahim

  • Construções em bambu

    Nesta atividade os participantes serão convidados a conceber e montar estruturas tridimensionais através da utilização de varas de bambu e elásticos.
    O objetivo passa por compreender empiricamente as propriedades físicas do material, a sua realção com a geometria e, consequentemente, a forma de construir módulos que podem ser articulados entre si para dar origem a formas mais ou menos complexas. A atividade será conduzida de modo a que cada participante contribua com um conjunto de módulos com os quais se montará uma estrutura espacial em grupo.
    Coordenação: Professores Víctor Ferreira e Luís Mateus

  • Desenvolvimento de uma ideia de coleção de moda através da colagem

    Através de recorte e reutilização de imagens diversificadas, o participante desenvolverá uma visão pessoal e individualizada para uma coleção de moda.
    Coordenação: Professores Pedro Feio e Sara Lamúrias

  • Constrói a tua Cidade

    A actividade “Constrói a tua Cidade” procura dar a conhecer a diversidade de formas, características e imagens que compõem as cidades, apresentando exemplos de vários contextos geográficos e culturais.
    As nossas cidades são um organismo vivo resultado de vários de processos de transformação e desenvolvimento que vão reagindo às circunstâncias do território, do meio ambiente ou das necessidades de um determinado tempo. A sua forma é consequência de distintas operações – adições, subtrações, metamorfoses – que se vai condensando na história de um lugar e se vai deixando influenciar pelos fundamentos culturais das pessoas que nela habitam.
    A atividade “Constrói a tua Cidade” procura dar a conhecer a diversidade de formas, características e imagens que compõem as cidades, apresentando exemplos de vários contextos geográficos e culturais. Através de dois exercícios práticos, pretende-se por um lado olhar para várias realidades urbanas, compreender aspetos particulares e outros mais transversais e por outro lado convidar os participantes a imaginar a sua própria cidade. Através de um exercício de collage são construídas cidade imaginadas que incorporam espaços, sistemas e formas diversas, projetando uma cidade do futuro…
    Coordenação: Professores João Leite e Miguel Silva

  • Práticas oficinais: a experimentação como método de aprendizagem

    Na oficina da Faculdade de Arquitetura: ouvir, pensar, sentir e executar!
    A experimentação da manualidade através da prática promove o desenvolvimento de conhecimentos e competências criativas para a conceção dos projetos em design. Vamos ensinar-te a manusear alguns materiais e a utilizar ferramentas básicas para a concretização das tuas ideais. Vem experimentar os desafios que temos para ti e com a ajuda dos nossos técnicos tudo te parecerá mais simples.
    Coordenação: Professor Paulo Dinis

  • A Casa dos Nossos Sonhos

    Os participantes são convidados a desenhar a casa dos seus sonhos, de forma livre e espontânea.
    Coordenação: Professor Miguel Baptista-Bastos

  • Spaghetti all'architettura

    A atividade a desenvolver visa estimular o pensamento crítico acerca da mecânica de materiais associada à eficiência da forma arquitetural e estrutural.
    Com recurso a materiais como o esparguete, o papel e a cola quente pretende-se desenvolver objectos que deverão assumir uma expressão arquitetónica ultrapassando as fragilidades dos materiais isolados criando objectos que ultrapassam a imaginação do senso comum com recurso à forma, à geometria, à escala e também à correta associação de materiais diferentes. Os objetos serão torres, pontes, casas, prédios ou o que a tua imaginação quiser.
    Será uma sessão prática, de experimentação que no final será registado para memória futura. Por isso spaghettiza-te!
    Coordenação: Professor Filipe Gonzalez

  • A Letra e o Gesto

    Vamos desenhar letras! Desenhar ou escrever?
    Neste caso vamos desenhar, através de movimentos controlados vamos fazer letras perfeitas a pincel.
    Desfrutar de uma pratica milenar e ao executar aprender a razão porque as letras de imprensa têm variações nas espessuras.
    Coordenação: Professor João Brandão


VER SEMANA 1