//SEMANA 1

FACULDADE DE ARQUITETURA

O PROJETO CRIATIVO: DA ESCALA DA CIDADE À ESCALA DA MÃO

é a proposta da Faculdade de Arquitetura para o programa de Verão na ULisboa, dirigida a alunos do secundário, onde a partir da oferta formativa existente nesta faculdade, se proporciona a realização de workshops que abrangem as várias escalas de projeto desde as cidades, os edifícios e os objetos. Fazer jogos temáticos, maquetes, desenhos, modelos em papel, desenhos em computador, pensar ideias para novas cidades ou protótipos de oficina, tudo isto e muito mais fará parte das atividades que temos preparadas para ti.

Não percas esta oportunidade, inscreve-te!

VAGAS 25
AÇÕES:
  • Architionary®

    O Architionary® é um jogo organizado em dois níveis: avançado e inicial, sobre conceitos relacionados com a arquitetura, onde duas equipas disputam a rapidez com que desenham e descobrem as palavras correspondentes às "ideias" representadas. Neste sentido aproxima-se uma experiência ao vocabulário do arquiteto através de uma forma muito divertida e descontraída onde se experimenta a linguagem gráfica do desenho como forma expressiva de representação.
    Coordenação: Margarida Louro

  • Arte ou Arquitetura?

    Criemos uma expressão plástica de características bidimensionais reconhecendo o impacto da mancha, a fluidez da linha e os ritmos e as ações intrínsecas à sua execução? Agora, semicerremos os olhos, flutuemos pelo espaço infinito desse desenho tridimensionalizando-o imaginariamente; encontremos nele espaços incontidos de catedrais, sombras pesadas de grandes volumes, ritmos espaciais, zonas quentes e frias que nos revelam sensações e por fim transportemo-las para uma tridimensionalidade arquitetónica que supere em muito a sua materialidade.
    Coordenação: Marta Feliciano e António Leite

  • Arquiteturas de Papel

    A arquitetura em papel é uma técnica baseada na arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Achas-te capaz de fazer isso? Vem ao desafio de pegar numa folha de papel e apenas com um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, podes formar desenhos complexos. Após de teres formado o desenho, munido de computador e de algumas técnicas de modelação vais aprender a planificar o trabalho podendo assim originar outros modelos.
    Coordenação: Mário Kong

  • Computação Gráfica - Reconstruir o Quotidiano

    Reconstruir o dia-a-dia, reinventando-o – Munido de computador e de algumas técnicas de modelação tridimensional, vais transformar objetos, superfícies e espaços que vês todos os dias. Em ambiente virtual vais poder criar novos objetos e espaços, moldar a realidade e aprender a observar de forma crítica aquilo que vês no mundo que te rodeia. Mas sobretudo vais poder materializá-las através da fabricação digital e da impressão 3D.
    Coordenação: Pedro Januário

  • Construção e Materialidade

    Materiais diferentes: pedra, madeira, vidro, plásticos, metal, etc... Neste workshop vamos mostrar-te as principais categorias dos materiais de construção e as suas diversas propriedades. Perceberás as características fundamentais que cada material tem na função de construir e perceber por que razão os edifícios têm aspetos tão diferentes!
    Coordenação: Francisco Oliveira

  • A Casa dos Nossos Sonhos

    A Arquitetura, enquanto cultura do habitar e do viver é a manifestação mais importante do Homem na terra, pois modifica o território, os seus comportamentos e atividades. A Casa é a sua demonstração mais importante, pois é nela onde todos nós passamos parte das nossas vidas. Neste caso, o desafio proposto é criar a "casa dos nossos sonhos". Pensar, trocar ideias, conversar, idealizar e concretizar são os desafios propostos neste divertido trabalho. Vamos nessa?
    Coordenação: Miguel Baptista Bastos

  • A Arquitetura na Cidade

    Ao longo dos séculos a humanidade definiu-se e evoluiu nas cidades que construiu. A cidade representa o carácter e o orgulho dos povos que as constroem, mas a cidade é muito mais do que um repositório de arquiteturas e, tão importante como os edifícios que a compõem são os intangíveis que a fazem funcionar, são as relações transdisciplinares que a fazem avançar.
    Coordenação: António Castel Branco e Carlos Ferreira

  • Atelier de tricot 'Let's knit together'

    A lã é uma fibra natural, sustentável, renovável e ecológica, além de ser possivelmente um dos materiais mais omnipresentes no nosso dia a dia. Tricotar com lã pode ser divertido, terapêutico e bom para a nossa autoestima, entre muitos outros benefícios que se conhecem advir da prática desta atividade. Seja estreante ou um especialista na matéria, este atelier está aberto a todos, que queiram aprender os primeiros passos ou trocar ideias, sobre esta matéria prima e sobre o tricot. O fio e as agulhas providenciamos nós.
    Coordenação: Inês Simões e Maria José Sachetti

  • Atelier de Expressão Caligráfica

    Porquê tantos tipos de letra, se são sempre as mesmas? E porque é as letras que escrevemos à mão são tão diferentes das dos livros?
    Vais aprender os gestos da caligrafia, e escrever letras expressivas. Com um pincel grande na mão, podes explorar os movimentos e desenhar seus efeitos na espessura e forma das letras.
    Coordenação: João Brandão

  • Práticas oficinais: a experimentação como método de aprendizagem

    Na oficina da FA: ver, idealizar e concretizar!
    As práticas oficinais na área do design proporcionam a aquisição de competências, de forma gradual e autónoma, responsável e criativa no desenvolvimento e concretização dos projetos. Com a ajuda dos nossos técnicos ficarás a conhecer os materiais, as ferramentas e os equipamentos automatizados que permitirão materializar as tuas ideias. Vem preparado para experimentar os desafios que te iremos propor.
    Coordenação: Paulo Dinis

CANDIDATAR


VER SEMANA 2