//SEMANA 1

FACULDADE PSOCILOGIA

À Descoberta da Mente Humana com a Psicologia

Como estudar algo tão complexo e misterioso como a mente humana?

Como funcionam a memória, a atenção e a linguagem? Por que agimos de modo diferente quando estamos em grupo? O que são perturbações psicológicas ou comportamentos estranhos? E como descreverias o bem-estar? Numa semana vais poder discutir temas da psicologia, participar em atividades de laboratório e conhecer casos clínicos. Vem partilhar as tuas ideias com psicólogos e investigadores e descobrir a diversidade de desafios da Psicologia.

VAGAS 30
AÇÕES:
  • Como é que a Psicologia nos pode ajudar a salvar o mundo?(!)

    Depois de receber e dar às boas vindas aos participantes, vamos conversar sobre problemas ímpares da atualidade: as questões do aquecimento global no Ambiente, as crises das economias, o envelhecimento da população e as migrações na Sociedade, as dificuldades das pessoas em sentirem-se representadas na Política. Vamos demonstrar, com exemplos práticos, como a Psicologia, através da compreensão e previsão do comportamento humano, pode fornecer respostas a alguns dos problemas mais complexos da atualidade.
    Coordenadores: Sérgio Moreira

  • Viagem ao futuro: ajudar a construir futuros possíveis

    Como é que construímos a nossa identidade? Qual o nosso papel na sociedade? Que caminhos queremos seguir? Como tomar decisões num mundo em constante mudança? Nesta sessão vamos falar sobre o que faz um psicólogo educacional e vocacional. Irás participar em atividades práticas que mostram alguns dos temas que se estudam nesta área. Terás também oportunidade de participar em atividades que simulam sessões de aconselhamento vocacional e de contactar com psicólogos que trabalham em contextos educacionais.
    Coordenadores: Ana Margarida Veiga Simão e Isabel Janeiro

  • E se eu fosse estudante na FP?

    A entrada no ensino superior é uma etapa muito desafiante e apresenta diferenças importantes em relação à vida de estudante do ensino secundário. Nesta atividade terás oportunidade de perceber como é ser estudante na Universidade e na FPULisboa e conhecer os seus espaços físicos e serviços através de desafios que terás de ultrapassar em grupo e de forma criativa.
    Coordenadores: Catarina Calazans Duarte

  • Sabes o que é uma emoção?

    Já reparaste que consegues facilmente identificar se alguém se encontra feliz, triste ou zangado, sem que essa pessoa te revele como se está a sentir? No nosso dia-a-dia identificamos diferentes emoções através da voz das pessoas, das suas expressões faciais ou até mesmo da sua postura. Mas como é que o fazemos? Quais são as pistas que te indicam se alguém está com medo em vez de triste? Nesta sessão vamos desvendar as diferenças entre ver e ouvir o que uma pessoa sente e perceber como distinguimos as diferentes emoções. Vais ter a oportunidade de assumir o papel de investigador das emoções e de participar em tarefas que te vão revelar o quão rápidos somos a reconhecer uma determinada emoção.
    Coordenadores: Maria Amorim e Ana P. Pinheiro

  • Desvendar os mistérios da intervenção do psicólogo com famílias e comunidades

    O que acontece numa consulta de Terapia Familiar? O que faz um psicólogo fora do seu gabinete na Psicologia Comunitária? Vem conhecer mais de perto o que faz um psicólogo das áreas da Psicologia da Família e da Psicologia Comunitária. Irás participar em atividades práticas que ilustram como funciona uma consulta de terapia familiar e qual pode ser o papel de um psicólogo que trabalha em equipa e "no terreno" do contexto comunitário.
    Coordenadores: Carla Crespo

  • Eletricidade no cérebro?

    Quando atendemos uma chamada de um número desconhecido, já pensaste em como somos rápidos e hábeis a identificar se a pessoa do outro lado é homem ou mulher, jovem ou mais velha, simpática ou arrogante? Como é que o cérebro é capaz de discriminar vozes familiares e não familiares e reconhecer pessoas apenas através da sua voz? E como é que se percebe se alguém está zangado ou triste a partir da forma como fala? Nesta sessão, iremos mostrar de que modo a eletroencefalografia (EEG) ajuda a encontrar respostas a estas questões. Vais poder assumir o papel de investigador e de participante experimental em tarefas que nos ajudam a perceber de que modo o cérebro extrai significado através da voz.
    Coordenadores: Tatiana Conde e Ana P. Pinheiro

  • Para que serve um psicólogo no mundo do trabalho?!

    Terminaste os estudos e dás o primeiro passo no mundo do trabalho. Será que neste passo te irás cruzar com um psicólogo mesmo sem ir a uma consulta de psicologia? A resposta é: muito provavelmente sim! A verdade é que em muitas situações ligadas ao mundo profissional te podes "cruzar" com um psicólogo. Nesta sessão fica a saber porquê e vive exemplos de situações concretas em que tal pode acontecer, terás assim uma sessão inteiramente dedicada à atuação da Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações.
    Coordenadores: Maria José Chambel

  • No Estádio Universitário | Reitoria da ULisboa

    Convidamos-te a ir ao estádio universitário, onde podes participar num peddy-paper e conviver com todos os participantes do Verão na ULisboa. Poderás conhecer melhor a ULisboa e o que ela tem para te oferecer ao longo do teu percurso universitário.

  • Explorar a mente e o cérebro

    Como é que o cérebro humano é capaz de compreender palavras, reconhecer objetos e recordar o passado? Nesta sessão vamos descodificar a linguagem humana, vamos ver como os nossos olhos nos podem enganar, iremos conhecer casos de pacientes que não são capazes de reconhecer objetos e vamos discutir onde é que as recordações estão guardadas. Vais poder participar em investigações que nos ajudam a conhecer as diversas capacidades da mente e do cérebro.
    Coordenadores: Tânia Fernandes e Ana Raposo

  • Desafios da Psicologia

    Na última atividade da semana, serão vocês a dizer-nos quais os desafios da Psicologia que acharam mais interessantes e os que mais vos surpreenderam. Juntamente com os monitores, vão preparar atividades com base no que descobriram. É também a hora de receberem os certificados pela vossa participação.
    Coordenadores: Monitores da FP

CANDIDATAR


VER SEMANA 2