//SEMANA 1

IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

Descobrir e Planear o Território

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) preparará uma semana muito especial com o objetivo de ensinar quais os métodos e técnicas usadas na geografia urbana.

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) preparará uma semana muito especial com o objetivo de ensinar quais os métodos e técnicas usadas na geografia urbana. Uma semana onde se irá explorar a envolvente do IGOT interpretando os diversos elementos da paisagem e o ambiente urbano e utilizando diversas técnicas. No Parque das Nações faremos uso de uma "máquina do tempo" e falaremos sobre a reabilitação do território e daquilo que existia antes da intervenção. Utilizaremos também técnicas muito atrativas relacionadas com o Planeamento Urbano, entre as quais as operações de modelação e análise espacial que se encontram associadas à organização e à análise geográfica em ambiente SIG (software livre).

VAGAS 20
AÇÕES:
  • Como elaborar um kit de emergência

    Nesta atividade vamos explicar o que é o kit de emergência, para que serve e o que deve conter.
    Coordenação: Ângela Santos e Cláudia Viana

  • Simulacro de sismo

    Nesta atividade vamos por em prática o que os alunos aprenderam nas atividades anteriores. Vamos testar o plano de emergência através de um simulacro de sismo. A utilidade do kit de emergência também vai ser testada.
    Coordenação: Ângela Santos e Cláudia Viana

  • Monitorização e modelação do clima urbano

    Esta atividade enquadra-se na temática das alterações climáticas urbanas, e será desenvolvida com recurso a algumas técnicas de recolha local de dados climáticos e o seu posterior tratamento com Sistemas de Informação Geográfica. Esta atividade irá ter uma significativa componente prática, ainda que de uma forma simples e mesmo "divertida", promovendo o conhecimento dos microclimas urbanos.
    Coordenação: António Lopes, Cláudia Reis e Sara Lopes

  • Técnicas de levantamento cartográfico para produção de mapas colaborativos

    Com o desenvolvimento da tecnologia e da Internet, todos nós, no dia-a-dia, mesmo sem nos apercebermos, produzimos e partilhamos conteúdos geográficos, ou seja, todos nós somos produtores de Informação Geográfica Voluntária (IGV ou VGI - volunteered geographic information). Esta atividade tem como objetivo recolher informação georreferenciada (através de aplicação de telemóvel) de pontos de interesse ao longo de um pequeno trajeto que percorre a estrutura ecológica municipal de Lisboa (Parque hortícola de Vale Fundão - zona ribeirinha de Braço de Prata/Parque das Nações). Focaremos questões como o planeamento municipal e a sustentabilidade urbana, assim como a adaptação das cidades às alterações climáticas.
    Coordenação: Cláudia Viana, Eduardo Gomes, Inês Girão e Patrícia Abrantes

  • VGI e Elaboração de mapas colaborativos

    Esta atividade desenvolve-se no seguimento da anterior e será realizada no IGOT, em sala de computador.
    Vamos explicar e explorar o papel da Informação Geográfica Voluntária (IGV ou VGI - volunteered geographic information) enquanto técnica de levantamento, produção e partilha de mapas, discutindo as suas potencialidades, mas também os seus riscos e limitações.
    O objetivo final é produzir o nosso mapa, sobrepô-lo com a informação institucional municipal e e partilhar conteúdos em plataformas colaborativas (ex. Open Street Maps), familiarizando-vos com o ambiente SIG, a análise espacial e os princípios da visualização cartográfica.
    Coordenação: Cláudia Viana, Eduardo Gomes, Inês Girão e Patrícia Abrantes

  • Debate sobre Planeamento e Gestão de Ambientes Urbanos: entre as ambições sociais e as necessidades climáticas das sociedades 2020

    Nesta atividade vamos trabalhar em grupos e debater e discutir os principais temas focados nos dias anteriores.
    Coordenação: Ângela Santos, António Lopes, António Monteiro, Cláudia Reis, Cláudia Viana, Eduardo Gomes, Inês Girão e Sara Lopes

  • Realização de trabalho de grupo

    Esta atividade realizar-se-á 6ª-feira durante todo o dia e tem como objectivo que cada grupo de estudantes realize um poster (pequeno texto, mapa, fotos e outros) sobre uma das temáticas focadas durante a semana. O poster será apresentado e posteriormente partilhado no facebook e página do IGOT.
    Coordenação: Ângela Santos, António Lopes, António Monteiro, Patrícia Abrantes

CANDIDATAR


VER SEMANA 2